Pais, muito cuidado com o Slime! O slime virou uma febre entre as crianças. Essa “geléia” pode ser comprada pronta ou feita em casa. O problema é que algumas pessoas estão tendo complicações após brincar com o produto, principalmente por conta de uma substância química utilizada na mistura: o bórax. O bórax é uma substância química conhecida como borato de sódio e realmente oferece riscos para quem o manipula, principalmente sem o uso de equipamentos de proteção individuais.Esta substância pode causar muitos problemas a saúde por ingestão, mesmo somente colocando a mão na boca, como também por contato na pele causando desde alergias até queimaduras, além de ser absorvida pela pele da criança indo até a corrente sanguínea.
O bórax pode causar muitos sintomas gastro-intestinais desde náuseas e vômitos, assim como diarreia e até sangramentos. Causa também uma dor abdominal muito importante, além de poder desencadear sintomas respiratórios também. E uma coisa muito importante, não existe exames específicos para se detectar a intoxicação pelo bórax e não há antídotos e já há muitas crianças internadas por intoxicação pelo Bórax.Ao fazer o slime em casa, a criança não sabe ao certo quanto utilizar de cada substância. “Mesmo pensando em água boricada é preciso tomar cuidado com a quantidade que vai ser utilizada no slime”.Por isso, é preciso ter cuidado com a quantidade de outros ingredientes também utilizados na fabricação do slime , como creme de barbear, cola branca, tinta e bicarbonato de sódio.
Outra substância muito utilizada no slime é o amaciante. Este produto é um saneante domissanitário e pode ser muito tóxico se ingerido, inalado ou em contato com a pele.A fabricação do slime é um momento em que a criança tem a chance de preparar o brinquedo junto com os pais ou amigos. Por isso, é importante procurar por receitas que envolvam menos substâncias tóxicas e comprar produtos que são registrados ou brincar com os produtos industrializados já prontos.
Aviso importante aos pais: náusea , vômito, diarreia , dor abdominal e lesões de pele após maneio do slime, ligue para seu pediatra!
Fonte: Dr. Carlo Amino