About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts of the system and expound.

Contact Info

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope United States

+0989 7876 9865 9

info@example.com

Anemia

Anemia: o que é? Qual a causa?

A anemia ocorre quando há diminuição do número de glóbulos vermelhos ou da hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos glóbulos vermelhos e é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. Os valores de hemoglobina e glóbulos vermelhos são variáveis de acordo com a idade.

Existem vários tipos de anemia, que pode ser adquirida ou hereditária. A causa mais frequente em crianças e adolescentes é a falta de ferro. Atinge pessoas de todas as idades, sendo os grupos mais vulneráveis as crianças até os 2 anos, adolescentes na fase de crescimento e gestantes.

A falta de ferro ocorre principalmente como consequência de dietas inadequadas, com baixa ingestão de alimentos ricos em ferro; ou ainda na perda de sangue, doenças em que há dificuldade de absorção do ferro e nos períodos de crescimento acelerado.

Sintomas, diagnóstico, tratamento

Quais os sintomas da anemia?
As manifestações clínicas encontradas na anemia são: vontade de comer alimentos e coisas diferentes (arroz cru, tijolo, terra); cansaço fácil; alterações da rotina do sono, como sonolência, agitação e irritabilidade; unhas fracas; queda de cabelos, dificuldade de concentração, baixo rendimento na escola e nas atividades físicas.

Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é baseado na história clínica, exames físicos e laboratoriais, como hemograma e dosagens de ferro circulante e reservas (ferritina).

Tratamento da anemia
O tratamento da anemia visa corrigir a falta de ferro por meio de medicamentos à base de ferro, além de controlar e tratar a sua causa. O tempo de tratamento pode variar de 3 a 6 meses. Estes medicamentos levam ao escurecimento da cor das fezes; além de poder causar prisão de ventre e escurecimento dos dentes, que desaparece quando se suspende a medicação e se higieniza adequadamente. Não estragam a dentição.

Prevenção: em quais alimentos encontro o ferro?

Além da medicação, é importante a correção dos hábitos alimentares: ingerir carnes, frutas, verduras e legumes com frequência, obedecendo os horários das refeições, não exagerar na quantidade de leite e derivados e evitar guloseimas.

A prevenção da deficiência de ferro tem início na gestação, com um pré-natal adequado e suplementação de ferro e ácido fólico. Uma boa assistência ao parto e ao recém-nascido, incentivo ao aleitamento materno, suplementação preventiva de ferro a partir do desmame, manutenção de dietas adequadas a cada faixa etária. O ferro é encontrado nas carnes de boi, frango, peixes; vísceras (fígado), ovos, feijão, folhas verde escuras. A absorção de ferro é melhor quando associada à ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas.

A anemia por falta de ferro é um problema de saúde pública e deve ser combatida com a educação alimentar, boa assistência no pré-natal e manutenção ou tratamento até a correção das reservas de ferro no organismo.

Fonte: Departamento Científico de Hematologia e Hemoterapia da SPSP